quarta-feira, 15 de abril de 2009

A queda da grécia antiga II

Ouvi muita gente dizer que gesso é um jeito barato de valorizar o apartamento - inclusive da arquiteta que reformou meu ap atual. Eu sempre detestei gesso, não sei se porque ele é branco demais, porque tem um ar muito artificial, sei lá. Outra coisa são aquelas lâmpadas embutidas, que gastam muito mais energia pra oferecer a mesma iluminação. Super antiecológico. Nada contra quem tem, inclusive minha mãe, mas pra mim, gesso serve pra imobilizar membros quebrados.
Enfim, chaturas à parte, descobri que não sou a única a achar que molduras e sancas têm sido usadas em demasia. Aí vai um trecho de uma reportagem que está no site da Casa e Jardim:

"SANCA
Só com linhas retas e luz quente
Poucos artifícios arquitetônicos e decorativos despertam tanta indagação quanto a sanca, acabamento que une a parede ao teto com uma moldura de gesso, madeira ou outro material e é sempre iluminada. Acompanhada de luz fluorescente, ela pode lembrar decoração de motel. Por ter sido usada exageradamente dessa forma, gerou a dúvida: como tê-la de forma elegante? A primeira regra é fugir do néon e optar por um sopro de luz mais amarelado e quente. Usar mangueira de luz é uma solução bacana. Outra regra: deve-se optar por linhas retas, já que as rebuscadas estão fora de moda. 'Com essas características, a sanca pode ficar interessante. Claro que depende do contexto e de onde ela está', diz o arquiteto Flávio Butti. 'Hall de elevador, galeria de arte, ambiente de passagem ou comercial (foto) são os mais indicados.Evite colocá-las em quartos ou salas.'"

E a ironia: vou ser obrigada a recolocar o gesso no teto dos banheiros porque tem uns canos horrorosos passando por lá. Mas vai tudo retinho, jurando que é um teto normal... afe!

4 comentários:

  1. é isso que dá seguir as modinhas. pq de repente o que era sensação virou brega.
    a mesma coisa vai acontecer com o tal grafiato.
    convenhamos, pra que né?
    é não lindo a coisa retinha, quadrada, simples.
    e o mesmo ex-problema seu e da nina é o meu.
    a sala greco romana de fora a fora.
    vai entender.
    e tem quem pense que é chic

    ResponderExcluir
  2. Só vai ficar gesso no teto dos banheiros mesmo pra servir de forro pros canos horrorosos. O resto sai pra sempre, depois lixa e pinta. Até o teto rebaixado da cozinha foi pros ares, apesar de esconder a viga e um desnível no teto. Tô nem aí, vai ficar tudo cheio de dentes mesmo... como diria um professor da Bel, a simetria é a forma mais pobre de equilíbrio. E eu quero meu pé direito de volta!
    Quanto ao chique-brega, fiquem com esta sábia citação do Rafael: "Tudo que é feio um dia vira barango".

    ResponderExcluir
  3. adorei...
    já tava me achando a única que achava brega a tal da sanca rebuscada emtudo que é lugar... quarto, sala, cozinha, garagem, banheiro!

    ResponderExcluir
  4. Ah! Levei anos para redoscobrir um antigo ditado! "A simplicidade é uma conquista!
    Adorei este post sobre teto sem gesso!

    ResponderExcluir